Sexta-feira, 2 de Setembro de 2011

FADO - Portugal - 200 Anos de Fado - por Samuel Lopes

Mais um livro sobre Fado, com a particularidade de estar também traduzido em inglês,  tem como autor Samuel Lopes, foi produzido e editado por SEVENMUSES MUSICBOOKS, Lda.

Há uns meses atrás o autor, contactou-me para me informar deste seu projecto, pedindo-me apoio, quer  para usar textos meus,  (biografias) de fadistas publicadas neste blogue, quer para fornecer fotos dos meus arquivos, ao que anuí com todo o gosto... pelo Fado, tudo... 

Permitam-me um pequeno reparo. O  que deveria ser  uma regra, foi na realidade uma excepção, muita gente plagia o trabalho dos outros,  para se promoverem/autovalorizarem-se, e óbviamente não mencionam os  créditos,  o Samuel Lopes está de parabéns pelo seu trabalho neste excepcional livro, assim como pela sua postura.

O Livro está pronto, recebi hoje um exemplar, o que muito agradeço,  e é com imenso gosto que aqui  o apresento.

 

Sobre o autor de Fado Portugal


Samuel Lopes (Amadora, 28 de Maio de 1970)

Autor, editor, produtor, compositor, letrista e gestor de carreiras.

Desde cedo que a música fez parte do seu imaginário, em pequeno recorda-se de ouvir os discos que o seu pai tocava, Glenn Miller, Frank Pourcel ou Frank Sinatra e também a música portuguesa que a sua mãe ouvia como Amália Rodrigues ou Fernando Farinha.

Por influência do seu irmão mais velho que é músico, na sua adolescência inicia a sua carreira musical em meados dos anos 80, sendo baixista numa banda de metal a qual formou. Mais tarde passa a integrar outros projectos de pop rock e música portuguesa, vindo a trocar o baixo pela guitarra, visto este ser um instrumento mais propício para a composição.
No fim da década de 90, assume grande parte das composições para o filme português Pesadelo cor-de-rosa de Fernando Fragata com Catarina Furtado e Diogo Infante que se estreia nas gravações discográficas com o genérico do filme da sua autoria.

Apesar de ter deixado os palcos nos anos 2000, as facetas de compositor e letrista sempre foram uma constante que se mantêm até aos dias de hoje. Autor da SPA desde os anos 80, conta com dezenas de letras e músicas publicadas por vários artistas da pop ao fado.

O seu início como profissional da música remonta a 1988, quando começa na promoção e distribuição na Nébula, uma pequena distribuidora do Mestre António Sérgio, com o qual teve oportunidade de expandir os seus horizontes para tantas outras músicas. Esta experiência viria a inspirar a criação da Música Alternativa, editora-distribuidora que fundou no início dos anos 90. A qual foi importante na divulgação e desenvolvimento de carreiras para centenas de artistas; portugueses como Moonspell, Blasted Mechanism, Tara Perdida ou António Zambujo e estrangeiros como Tom Waits, Solomon Burke, Divine Comedy, PJ Harvey ou Offspring. Assumindo liderança no âmbito da música independente em Portugal, ditando muitas das tendências que se verificaram nesses anos, também pelas centenas de compilações editadas como Brazilounge, The Sound of Fashion, Tango? ou Divas do Brasil, e distribuídas como Café Del Mar ou Buddha Bar.

Em 2003 cria a Difference, uma produtora discográfica que estaria vocacionada para a criação e desenvolvimento de projectos musicais inovadores de valor acrescentado e também na internacionalização da música portuguesa. É na Difference que surgem os projectos; Amália Revisited, Liana - fado.pt, Donna Maria, Divas do Fado Novo, Novo Fado, Ana Laíns entre outros, e também os livros-4CD: Fado Sempre! Ontem, Hoje e Amanhã, Divas do Fado, Mediterrâneo, Angola - As 100 grandes músicas do anos 60 e 70, a maioria destes projectos atingem um sucesso considerável.

Nestes anos, as músicas do mundo, lusofonia e o fado em particular, são áreas para as quais desenvolve um gosto especial, considerando-se um renovador, apesar de apreciar a tradição.
Em 2010 cria a editora de livros musicais SevenMuses MusicBooks, pretendendo ter uma utilidade de entretenimento cultural em Portugal e no mundo, continuando a desenvolver conceitos originais, alargando-os para lá da música e para lá das fronteiras portuguesas. Como é o caso da poesia e outras tantas experiências enriquecedoras no valor humano. Disso é exemplo o livro-2CD Fado Portugal ou a antologia poético-musical de Fernando Pessoa Os Mensageiros que irá ser editada brevemente, o projecto em livro-CD Citânia - Segredos do mar também para breve e tantos outros projectos que pretende abraçar no âmbito literário-musical no futuro próximo.

Considera que a obra é o mais importante de qualquer artista, e defende que ter critério, originalidade e paixão, são premissas fundamentais para trilhar novos caminhos futuros.


 

 

A obra FADO PORTUGAL é um conceito especial que integra um livro com a oferta de 50 fados em 2 CD. Uma edição de luxo comemorativa dos 200 anos de fado, traduzida em inglês para que possa ser apreciada por todos os entusiastas deste fascinante estilo musical português espalhados pelo mundo.

Este livro pretende proporcionar uma breve leitura da informação essencial sobre o fado, fazendo uma pequena viagem cronológica pela sua história e seus protagonistas, das origens ao século XXI. É um trabalho que resultou de uma extensa pesquisa pela informação disponível, cruzando vários dados numa perspectiva factual.

Nesta nossa breve história do fado, podemos perceber a sua definição morfológica e expressão musical, as várias teses das origens, do seu aparecimento nos anos 20 do século XIX à sua chegada aos salões aristocráticos, a sua evolução pelo século XX - da chegada aos palcos do mundo e cinema nos anos 30 e 40 e o seu apogeu com a definitiva internacionalização nos anos 50 e 60, tendo já Amália Rodrigues como sua primeira figura. A história continua pelos pouco prolíferos anos 70 e 80, passando pelo novo fado dos anos 90, percorrendo a nova geração de intérpretes que o transportou para o novo milénio.

O livro FADO PORTUGAL inclui ainda um guia fadista com algumas das melhores casas de fado em Portugal e no estrangeiro, locais emblemáticos a visitar, alguns sítios recomendados na internet e sugestões de 10 discos, livros e filmes importantes. Esta obra é acompanhada por fotos exclusivas de Susana Pereira e texto de Samuel Lopes.

Os 2 discos que acompanham este livro fazem uma viagem da tradição para a modernidade, estando o primeiro CD - Fado Tradicional, dedicado à experiência e tradição, contando maioritariamente com gravações dos anos 30 aos 60, de artistas consagrados, onde se podem escutar alguns dos mais belos fados de sempre.

No segundo CD - Fado Contemporâneo participam artistas das gerações dos anos 90 ao século XXI, incluindo alguns dos principais artistas e outros emergentes.

Como a descoberta faz parte desta aventura, lançámos um passatempo numa rede social através da qual descobrimos novos talentos de vários pontos do país, alguns dos quais fazem aqui a sua estreia discográfica.

Ambos os discos têm um tratamento de recuperação e masterização áudio em alta definição, utilizando software de última geração para permitir uma audição tão fidedigna quanto possível.

O livro CD FADO PORTUGAL pretende contribuir para a divulgação global do fado, proporcionando uma audição de fados de duas épocas distintas. Uma viagem pela riquíssima história e um guia desta canção portuguesa que tem encantado o mundo.

 

CD1 FADO TRADICIONAL: 1. Amália Rodrigues Fado menor 2. Alfredo Marceneiro O louco 3. Maria da Fé Divino fado 4. Argentina Santos A minha pronúncia 5. Maria Amélia Proença Era só o que faltava 6. Fernando Maurício Igreja de Santo Estêvão 7. Maria Teresa de Noronha Fado em cinco estilos 8. Fernando Farinha Menina do rés-do-chão 9. Hermínia Silva Fado do arco 10. Lucília do Carmo Trindade popular 11. Fernanda Maria Isto é fado 12. Amália Rodrigues Solidão 13. Celeste Rodrigues Noite de inverno 14. Tristão da Silva Há festa na Mouraria 15. Vicente da Câmara Milagre de Santo António 16. Berta Cardoso Cinta vermelha 17. Alfredo Duarte Jr. Fado Júnior 18. Max A Rosinha dos limões 19. Mariana Silva A minha sina 20. Carlos Ramos Biografia do fado 21. Frutuoso França Lobos do mar 22. Augusto Camacho Sé Velha 23. Coimbra Quintet Fado do estudante 24. Alberto Ribeiro Coimbra (Avril au Portugal) 25. Amália Rodrigues Foi Deus

 

CD2 FADO CONTEMPORÂNEO: 1. Mísia Fogo preso 2. Ana Moura Amor em tons de sol maior 3. Jorge Fernando Foste só que Deus te fez 4. Cristina Branco Fim 5. Hélder Moutinho Ao trovador 6. Ricardo Ribeiro Muito embora o querer bem 7. Ana Laíns O fado que me traga 8. Miguel Ramos Sabe Deus 9. Joana Amendoeira Lisboa no coração 10. Gonçalo Salgueiro Túnel de saudade 11. Teresa Tapadas Fado toureiro 12. Rute Soares Meu Portugal meu amor 13. Filipa Tavares Novo fado de Lisboa 14. Filipa Maltieiro Eu preciso de te ver 15. Cláudia Leal As mãos que trago 16. Marco Rodrigues Sob a lua 17. Joana Costa Recado 18. António Zambujo O mesmo fado 19. Ana Margarida Pinto Venho falar dos meus medos 20. Bárbara Passos Senhora do monte 21. Débora Rodrigues Lua Carmim 22. Cláudia Madur Mar dos meus olhos 23. António Ataíde E alegre se fez triste 24. Cláudia Aurora Meu amor, meu limão de amargura 25. Natalia Juskiewicz Com que voz

 

 

Custo do livro incluindo os 2 CD´s é de  €21.00 - Pedidos a www.sevenmuses.pt

 

 

FADO PORTUGAL, 200 ANOS DE FADO
Apresentação na Fnac Colombo -

2ª Feira, dia 5 de Setembro pelas 19h00.


A SevenMuses MusicBooks, o autor Samuel Lopes e seus convidados , gostariam muito de ter a sua presença na 1ª apresentação do livro 2CD FADO PORTUGAL, 200 ANOS DE FADO.

Para além do autor, o painel será constituído por Rui Gomes Pereira (Estudioso de fado) e os artistas Ricardo Ribeiro e Ana Laíns.

No final da apresentação haverá um apontamento musical com Natalia Juskiewicz - Um violino no fado.

Contacto com o autor: clicando aqui
Viva Lisboa:
música: Viva o Fado
publicado por Vítor Marceneiro às 18:32
link do post | comentar | favorito
Clique aqui para se inscrever na
Associação Cultural de Fado

"O Patriarca do Fado"
Clique na Foto para ver o meu perfil!

arquivos

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Site Portugues
Aguarelas gentilmente cedidas por MESTRE REAL BORDALO. Proibida a sua reprodução

tags

10 anos de saudade

2008

50 anos de televisão

ada de castro

adega machado

adelina ramos

alberto ribeiro

alcindo de carvalho

alcino frazão

aldina duarte

alfredo correeiro

alfredo duarte jr

alfredo duarte jr.

alfredo duarte júnior

alfredo marcemeiro

alfredo marceneiro

alice maria

amália

amália no luso

amália rodrigues

américo pereira

amigos

ana rosmaninho

angra do heroísmo

anita guerreiro

antónio dos santos

antónio melo correia

antónio parreira

argentina santos

armanda ferreira

armandinho

armando boaventura

armando machado

arménio de melo - guitarrista

artur ribeiro

árvore de natal

ary dos santos

aurélio da paz dos reis

avelino de sousa

bairros de lisboa

beatriz costa

beatriz da conceição

berta cardoso

carlos conde

carlos escobar

carlos zel

dia da mãe

dia do trabalhador

euclides cavaco

fadista

fado

fado bailado

fados da minha vida

fados de lisboa

fernando farinha

fernando maurício

fernando pessoa

florência

gabino ferreira

guitarra portuguesa

guitarrista

helena sarmento

hermínia silva

herminia silva

joão braga

josé afonso

júlia florista

linhares barbosa

lisboa

lisboa no guiness

lucília do carmo

magusto

manuel fernandes

marchas populares

maria da fé

maria josé praça

maria teresa de noronha

max

mercado da ribeira

miguel ramos

noites de s. bento

oficios de rua

óleos real bordalo

paquito

porta de s. vicente ou da mouraria

pregões de lisboa

raul nery

real bordalo

santo antónio de lisboa

santos populares

são martinho

teresa silva carvalho

tereza tarouca

tristão da silva

vasco rafael

vítor duarte marceneiro

vitor duarte marceneiro

vítor marceneiro

vitor marceneiro

zeca afonso

todas as tags