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Associação Cultural de Fado

"O Patriarca do Fado"
Sexta-feira, 2 de Maio de 2008

FADO VERSÍCULO - a polémica continua

Tinha decidido não continuar a dar protagonismo a certos senhores, sobre o assunto sobejamente conhecido do "roubo descarado"  da autoria do Fado Versículo, e da vergonha da atitude dos intervenientes e seus cúmplices.

Mas continuam a enviar-me mensagens como a que abaixo transcrevo, recebida a 24 de Abril às 13,47 horas.

Só não a publiquei logo, pois não quiz manchar os dias seguintes, por serem dias de alegria e de esperança,  mas também de lembrança dos tempos em que vigarisses destas,  eram cometidas, e não podiam ser denunciadas (talvez já não se lembrem algumas pessoas... havia a censura), infelizmente hoje podem ser comentados,  mas os lobbies funcionam na mesma, só que agora os que tanto sentiram no seu trabalho a mão pesada da censura, são eles próprios os censores.Na imprensa escrita só o "Novo Compositor" Carlos do Carmo teve a via aberta, pudera ele não fala para a cave vai logo ao 5º andar

 

De: noreply@blogs.sapo.pt [mailto:noreply@blogs.sapo.pt]
Enviada: quinta-feira, 24 de Abril de 2008 13:57
Para: as1016592@sapo.pt
Assunto: Lisboa no Guiness - Tem um comentário a aguardar moderação

 

Caro Lisboa no Guiness,

carlosf, deixou um comentário ao post
CARLOS DO CARMO não tem direito a nenhum prémio porque não é autor de nada às 12:57, 2008-04-24.

Comentário:
Portugal raramente vence prémios deste disto e há pessoas que estão mais interessadas nos direitos de autor do que no prémio . Este premeia o FADO e o que mais interessa é isso e não se foi x ou y. Também há quem diga que o Saramago ganhou porque era um escritor de lingua portuguesa. Mesmo que não se goste dele há que realçar que é um prémio que abrange o nosso idioma e para mim isso já é muito importante. PS Será que preferiam qe a academia espanhola anulasse o prémio porque apenas premeia inéditos musicalmente e liricamente? Era tipo Salomão: assima já ninguém ganhava. PS2: o Senhor Carlos do Carmo é um dos maiores embaixadores do fado e tem procurado que o fado ganhe mais protagonismo.


Passo pois a responder à sua questão que acabei também de publicar na página onde escrever a sua missiva.

Caro Carlos s.f.

 

Há comentários , e há provocações, e neste caso penso que a provocação ganhou ao comentário....

É que por aquilo que escreveu, eu até duvido que conheça o assunto com alguma profundidade, porque se conhecesse, não teria dito que o Goya premeia o Fado que é o que interessa, e não se foi x ou y. Francamente caro amigo !!!

Dou-lhe este exemplo, que se aplica não só ao Fado, como a tudo na vida, para realçar os principios porque que nos devemos reger: o meu amigo é autor de uma musica, e eu Vitor Duarte ganho um prémio COM A SUA MUSICA, e o meu amigo não recebe direitos de autor, e fica todo contente !!! É assim ?  Eu disse que A SUA MUSICA NÃO ERA SUA  e o meu amigo que teve o talento de a descobrir é ignorado e sou eu que vou receber os prémios e os louros. E o meu amigo continua a ficar contente !!! É assim ?

Pela ideia que pretende transmitir no que escreveu, para si acabou todo o respeito pelos autores, porque se o meu amigo for autor de alguma coisa, eu "passo-lhe as palhetas" e digo que o autor sou eu e não o meu amigo. E continua a ficar todo contente !!! É assim ?

Você pode gostar do Carlos do Carmo, está no seu direito, mas não é isso que está em causa, não é gostar ou não dele. Espero que perceba.

O meu amigo deve estar algo "baralhado" porque depois vem com José Saramago, que não tem nenhum tipo de relação com o prémio do Fado, PORQUE ELE RECEBEU O PREMIO NOBEL PELOS LIVROS QUE ELE ESCREVEU.  Acha que dá a bota com a perdigota ? Mas talvez Saramago sirva para lhe colocar outra questão : suponha que era o meu amigo que escrevia os livros, e o Saramago ia dizer que não, que quem os escrevia era ele, e portanto o prémio era ele que o recebia. Como o prémio de qualquer maneira vinha para Portugal, o meu amigo continuava a ficar contente !!! É assim ?

Também dá a entender que para si, regulamentos não são para cumprir, porque os prémios só podem ser atribuidos pelo regulamento da Academia Espanhola, a letras e musicas originais, mas para si, isto é treta.......  o Carlos do Carmo diz que uma musica de Alfredo Marceneiro registada na Soc.Port de Autores em 1936 é original e feita de propósito para o filme, e mais uma vez o meu amigo acha que está tudo bem.... É assim ?

Francamente é tudo ao contrário do que escreveu, razão porque me "cheira" a provocação, ou então o meu amigo não conhece bem o assunto, porque na verdade, o que está em causa, são os direitos de autor, por todas as razões que já referi.

A Academia Espanhola se foi enganada ( e foi ! ) é problema deles,  no País deles que façam o que quiserem, que entreguem os prémios devida ou indevidamente, a quem eles entenderem, mas em Portugal todos os autores querem que os seus direitos sejam respeitados.

Eu estou sempre receptivo a todos os comentários ( a provocações, não ! ), que queiram fazer, mas o seu, digo-lhe com toda a sinceridade, que é tão disparatado e despropositado, que até hesitei em publicá-lo, só que para que depois de reler o que escreveu, não se sentisse envergonhado....

Vítor Marceneiro

 

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Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, assim como registo na Sociedade Portuguesa de Autores, sócio nº 125820, e Alfredo Marceneiro é registado como marca nacional no INIP, n.º 495150.
publicado por Vítor Marceneiro às 00:00
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