Manuel Maria Norton Cardoso de Menezes (Margaride) (*)
Nasceu em Lisboa a 2 de Março de 1939.
Engenheiro de formação, ingressou na TAP em 1967 onde chegou a Director.
Teve uma vida profissional muito intensa e diversificada, pelo que foi nomeado para diversos cargos, dada a sua reconhecida capacidade profissional e intelectual,
Presidente do Conselho de Administração da R.D.P. (Radiodifusão Portuguesa). Presidente do Conselho de Administração da Unicar por parte do I.P.E., Administrador do Teatro Nacional de S. Carlos, colaborou na ANOP e na LUSA, etc.
Iniciou-se mas lides fadistas aos treze anos, tocando viola e cantando nos restaurantes típicos na companhia de amigos, entre os quais é justo destacar o seu tio Conde de Sobral, grande poeta e muito respeitado no meio do fado, o Dr. Nuno Siqueira, profundo conhecedor dos segredos do fado e ilustre "cantador" e o seu muito amigo José Pracana exímio guitarrista, que também muitas das vezes acompanha tocando viola.
(*) Também conhecido e chamado pelos amigos por Manuel "Margaride", por ser bisneto do Conde Margaride
Manuel Cardoso de Menezes, a meu pedido, diz o poema, que eu antes lhe tinha perguntado, que gostaria de cantar para colocar no blog. Começou logo a dizê-lo, gostei tanto, que lhe fiz o desafio: — Vou filmar, a dizeres só o poema " A Micas do Bairro Alto" e depois filmo a cantares, que ele a muito custo aceitou.
Este meu pedido, teve como objectivo, demostrar como soa um poema dito, e como soa o mesmo poema cantado.
É assim com muito gosto, que aqui vos deixo as duas versões, espero que gostem, agradeço mais uma vez, ao meu querido amigo Manuel Cardoso de Menezes (Margaride), por ter aceite este meu convite.