Jerónimo Jorge Parola Caracol nasceu em 1959, no Lugar de Casaínhos – Fanhões Loures, pelo que tem muito orgulho em ser um “saloio” de gema.
Foi criado em conjunto com os avós, e uma das mais belas recordações que tem desde miúdo, e que marcou o seu gosto pela música, conta quase com uma lágrima no olho ao lembrar a avó materna que tocava gaita de beiços, o que não era muito vulgar na época para as mulheres. Toda a gente na aldeia achava muita graça ouvir o jovem Jerónimo acompanhado pela avó nas modinhas bem populares e saloias.
Durante a sua adolescência foi experimentando todos os géneros musicais, mas o fado e o folclore foram sempre os seus preferidos.
Andou no Liceu Camões até ao 5º ano, aos 16 anos, parou pois a vida é dura, e era necessário começar a trabalhar para ajudar os pais, foi trabalhar para uma firma de electromecânica. Entrou como aprendiz, mas cedo começou a ter mais responsabilidades, porque tinha gosto e dedicação pelo que fazia, e, assim, passou a oficial de primeira, tinha cerca de 18 anos. Casou e foi pai muito cedo, e portanto sabia que tinha que se dedicar com o máximo das suas capacidades para progredir e sustentar a família. Infelizmente sofreu um acidente de trabalho provocado pela explosão de um quadro eléctrico que fez com que estivesse bastante debilitado durante vários meses.
Estava com 24 anos e decide começar uma nova etapa da sua vida. Faz sociedade com um familiar, e criam uma empresa de distribuição de bebidas e produtos alimentares, que se mantém até hoje estável.
O gosto pela música. quer nas horas boas, quer nas más, manteve-se. Canta o seu Fado, aquele Fado que se canta por amor e que consideramos que faz parte da nossa vida, não esquecendo as modinhas da sua juventude.
Sempre que tinha oportunidade frequentava recintos onde acontecia Fado, e
Em 1992 participou no Concurso de Fados organizado pelo radialista Fernando de Almeida, na Rádio Voz de Lisboa, denominado “Lugar aos Novos”, cujo prémio para os 12 finalistas era fazerem parte da gravação de um LP. Como foi um dos nomeados, gravou o tema que ainda hoje considera a sua coroa de glória “ANJO DE LOURES”, tema este que sempre que actua, o público e os colegas lhe solicitam.
É frequentemente convidado para festas de beneficência, às quais nunca deixa de dar o seu contributo. Hoje em dia há já muitas colectividades a pedirem a sua colaboração para organizar eventos de Fado.
Como não faz parte de nenhum “lobbie” decide gravar um CD ás suas custas, mas que tem sido bem aceitem nas rádios…. Desculpem, queria dizer nas Rádios Locais, as tais que não têm subsídios, mas tocam música portuguesa.
Jerónimo Caracol
canta "ANJO DE LOURES"
Letra de Julio Vieitas Música Pedro Rodrigues