DECLARAÇÕES DE VÍTOR DUARTE MARCENEIRO
Minuta da proposta apresentada desde o inicio em 2004:
GUINESS RECORDS
“Lisboa a Cidade mais cantada do Mundo”
Pesquisa e recolha do maior número possível de Letras de Fado, poemas e prosas sobre LISBOA, sendo que se crê que o maior contributo vem dos poetas e letristas de Fado.
Iniciar o processo de candidatura ao Guiness BooK of Records, sabendo-se que esta iniciativa/modalidade é original no Guiness.
Lisboa ao fazer parte do Guiness Book terá uma divulgação em milhões de pessoas.
METODOLOGIA:
· Autor da Letra
· Autor da música
· Registo na SPA se existir
· Nome do intérprete criador e de outros executantes
· Gravação fonográfica
· Programa de Televisão
2º Serão compilados os poemas sobre Lisboa, que se desconheça se foram ou não cantados ou gravados.
3º Serão compiladas as Letras das Marchas Populares, em que entre a palavra LISBOA
· Autor da Letra
· Autor da música
· Registo na SPA se existir
· Bairro Executante
· Ano da Exibição
· Gravação se existir
4º Serão compilados todos os poemas, sonetos prosas sobre LISBOA que se encontrem.
Poderá ser elaborado um livro com as Letras mais emblemáticas, traduzidas para Espanhol e Inglês, e dar oportunidade a alguns “pintores aguarelistas” de rua para ilustrarem o mesmo com trabalhos seus também sobre LISBOA. (Venda na Biblioteca Municipal e Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa e outros.)
Resposta da Vereadora da Cultura da C.M.L. Drª Maria Manuel Pinto Barbosa, após várias reuniões em que o projecto foi bastante apreciado.
Passados dois meses escreve-me a EGEAC:
Todas as pessoas, a quem já que tinha falado do projecto, quando lhes contei a decisão da EGEAC, ficaram estupefactas.
Em meados do ano de 2006, em conversa como o meu amigo Nuno Bonneville, tesoureiro da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, achou como lisboeta e homem que acompanha o Fado, que o projecto merecia ser levado a efeito, porque, era um grande tributo a Lisboa e ao Fado.
No mês de Junho desse mesmo ano, recebo um telefonema do Nuno Bonneville, para me encontrar com ele, para termos uma reunião com o então Vereador da Cultura Dr. José Amaral Lopes, a quem expus o projecto, relatando-lhe os contactos já havidos.
Após mais alguns detalhes solicitados, o sr. Vereador elogia a ideia, e de imediato a aprova, nomeando a sua assessora, Dr.ª Paula de Carvalho, para dar seguimento ao projecto, enviando-o para a EGEAC.
Sugeri que o projecto fosse acompanhado pela Dr.ª Sara Pereira, que aceitou, após conversa telefónica que com ela mantive.
A ajuda pecuniária acordada seria paga mensalmente e durante 6 meses de trabalho de pesquisa, seguindo-se a recolha e registo de uma base de dados. Foi acordado que devido à grande quantidade de dados que se esperavam encontrar, o prazo poderia ser insuficiente, pelo que poderia vir a ser renovado.
Embora já tivesse sido dada luz verde pelo senhor Vereador, que era simultaneamente Presidente da EGEAC., atingimos, o fim do ano, sem que o projecto avançasse.
Ora, nesta altura já todos os orgãos de informação tinham publicitado o projecto, através duma entrevista dada por mim à agência LUSA, conduzida pelo jornalista Nuno Lopes, assim como, já tinha estado presente no programa da Fátima Lopes na SIC. A publicidade dada ao assunto, motivou, que tivesse recebido várias mensagens de incentivo, sobretudo, de apreciadores de Lisboa e do Fado, assim como esteve na origem de ter sido convidado pela direcção do Sapo, para dar inicio a um blogue sobre o assunto, ficando desde logo registado como “Lisboa no Guiness”.
Antes mesmo do contrato assinado, e de ter recebido qualquer remuneração, entreguei no Museu do Fado um DVD, com os seguintes dados: Registo de Poemas de Fado de Lisboa, "350 de A a Z" e ainda Registos de Fado de temas gerais, incluindo grande parte do repertório de Alfredo Marceneiro, Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Fernando Farinha e muitos outros, num total de 315 registos de "A a Z". Aliás na altura os temas de Lisboa foram aqui publicados.
O próprio vereador, e alguns orgãos de informação, e eu próprio, questionámos a Dr.ª. Sara Pereira, sobre o andamento do projecto, que informou, faltarem resolver, apenas, alguns pormenores de carácter burocrático.
No início de Janeiro de 2007 comecei a publicação do blogue, tendo continuado a trabalhar nas pesquisas e recolhas.
Em Março ou Abril de 2007, assinei um contrato no Museu do Fado, tendo-me sido paga a quantia acordada, mas, sem que até hoje tenha recebido cópia do contrato, e o que lamento, nunca tenha conseguido ser recebido pela Dr.ª Sara Pereira, a despeito, das várias tentativas que efectuei.
Termino este comentário, com a satisfação de ver visitado o meu blogue de minha iniciativa pessoal, com o apoio técnico do SAPO, (sem qualquer remuneração de qualquer entidade), por cera de 300.000 leitores, que penso, muito ter contribuído para a divulgação do Fado e de Lisboa. Sinto também do mesmo modo, grande satisfação, pela autoria dos livros biográficos de meu avô e de Hermínia Silva. Penso mesmo que o trabalho realizado no blogue, e o meu trabalho como autor de livros de grandes referências do Fado, me deram o ensejo de receber com grande honra e orgulho, o prémio ENSAIO/DIVULGAÇÃO da Gala Amália Rodrigues 2008.
Infelizmente, não posso sentir nenhuma satisfação em relação à atitude da EGEAC e do Museu Fado…
Resta-me acrescentar, que de tudo isto, sejam Lisboa e o Fado os principais prejudicados…