Foi esta querida amiga que muito se esforçou para que eu tivesse este convite para me deslocar ao Canadá.
Luísa Melo, está radicada há muito no Canadá, ama o Fado e a guitarra, faz questão de afirmar que nasceu com o fado na alma.
(Ver página deste blogue em: http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/97923.html)
Começámos a contactar-nos via internet, até que veio a Portugal onde tive o prazer de a conhecer e pessoalmente e ao seu marido, Dinis de Melo, que muito a apoia neste seu “vício” de tocar guitarra.
Em Maio de 2008, veio para passar umas férias merecidas, mas a sua paixão pela guitarra, levou-a tirar parte do tempo de fazer turismo, para ter aulas de guitarra com o guitarrista António Parreira no Museu do Fado.
Estivemos no Restaurante da Nini, fiz questão de a apresentar ao público presente, pedindo-lhe que nos tocasse algo, aceitou o convite, colocou a “unha”, e quando se preparava para afinar a sua guitarra, o meu amigo e grande guitarrista Luís Ribeiro, homem de um fino trato e de uma generosidade exemplar, fez questão que a Luísa usasse a sua guitarra, esta ficou de tal modo comovida com esta atitude, que sem hesitar, pegou na guitarra do Luís Ribeiro e tocou com tal sentimento, que todos nós ficámos "arrepiados".
Foi uma grande noite de Fado e acima de tudo, o reforçar de uma amizade que já era latente.
Quero expressar que para além dos atributos que tem, pois é uma grande mulher, têm um sentimento de origem de classe, que é deveras deslumbrante.
Obrigado Luísa de Melo, é para mim um grande orgulho ser seu amigo e como nos apelidamos "irmãos do coração".
Vítor Duarte Marceneiro com Luísa de Melo e seu marido Dinis de Melo
Maio de 2008
Luísa de Melo com o marido Dinis de Melo em Lisboa, ás portas da Mouraria
Maio de 2008