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Associação Cultural de Fado
"O Patriarca do Fado"
Quinta-feira, 18 de Março de 2010
É uma violinista que nasceu em Koszalin na Polónia, e já reside em Portugal há vários anos.
Titular de um diploma superior em estudos clássicos de violino, pela Academia de Poznan, uma das escolas mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e também integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.
Durante umas férias, apaixonou-se de tal forma por Portugal, que decidiu radicar-se por cá, foi com bastante facilidade que se adaptou-se quer à língua, quer à nossa cultura, afirmando que já se sente também bem portuguesa.
Aqui desenvolveu um novo percurso profissional, quer a solo, quer fazendo parte de várias orquestras e grupos musicais, actividades que a levaram a viajar intensamente por todo o país, que passou a conhecer mais a fundo.
No início deste ano, deu o primeiro passo para a concretização de um pessoalíssimo projecto artístico: um disco de Fado clássico onde a tradicional voz é substituída pelo violino.
É uma ideia simples e original, que está a merecer um grande cuidado na sua concretização e é, também, a homenagem sentida por parte de uma violinista clássica que, profundamente tocada pela expressão universal da nossa música, se descobriu com “alma fadista” e quis casar os dois universos, num processo de preparação e amadurecimento, gravou dois fados, que são o “cartão-de-visita” para um cd, ainda em produção, que se adivinha arrebatador. No estúdio, com a artista, esteve um naipe de músicos de topo, acompanhantes habituais de nomes consagrados.
Foi também filmado um videoclip promocional que apresenta este projecto, e a imagem marcante de uma artista invulgar, que conseguiu “cantar o fado” com o violino.
Paulo Costa Pinto in: www.nataliaviolin.com
Natalia Juskiewicz, “Um Violino no Fado”. A apresentação está feita, é com imenso prazer que aqui apresento este magnífico trabalho, que é bem representativo de que o Fado toca em muitas almas, para além das dos portugueses.
Música de Alain Oulman
Tema: "Com que Voz"
Guitarra portugueas: Luis Guerreiro
Viola Fado: Tó Neto
Contrabaixo: Vasco Sousa
Realização de Video-Clip: Paulo Costa Pinto
música: Com que voz, música de
Viva Lisboa: Força Natália
De Luis Melo a 19 de Março de 2010 às 09:03
Fabuloso, o nosso Fado é de facto mais um contributo para a cultura do mundo.
Parabéns pelo seu trabalho, que não tem quanto a mim a divulgação que devia ter, acabei por descobri-lo por um acaso de busca que nada tinha a ver com fado.
Fico é sem saber se Lisboa já está ou não no Guinees?, Vou começar a pesquisar todas estas páginas, nunca pensei que o fado tinha tanta história!
Luis Melo
De José Manuel a 20 de Março de 2010 às 09:46
Apenas me parece inovador, a nível do instrumento porque já o Rao Kiao teve antes esta ideia, só que a Voz era substituída por instrumentos de sopro e não de cordas, como no caso desta menina... cujo "pessoalissimo projecto artístico", afinal, não é nada de completamente novo. Repito, não esquecer que, já antes dela, no século passado, em 1982, o saxofonista português Rão Kyao teve essa ORIGINAL IDEIA de pôr o seu saxofone a "cantar o fado", tendo sido o seu INOVADOR album FADO BAILADO um estrondoso êxito, um DISCO DE PLATINA.
Este caso não é mais do que uma réplica, desta vez, com violino, pelo que não desmerece, mas é justo falar aqui do PAI da IDEIA!...
Caro José Manuel
Não duvida que eu sei e conheço bem do que fala, que aliás está bem divulgado no meu blogue, aliás também há quem o “cante” em harmónica de beiços, mas concordará que em violino é inédito. Para mim acima de tudo fiquei deliciado com a harmonia, e ainda, por ser uma cidadão Polaca que tem esta iniciativa. O seu comentário é oportuno no contexto da informação... para quem não sabe...mas concordará comigo que eu não tinha razão para o frisar aqui, embora em conversa com a Natália tenhamos falado disso, facto que ela conhece, o que para mim é importante é dizer á Natália “Ah! Fadista”.
Muito obrigado pelo seu comentário e especialmente por visitar este blogue, permita-me ainda que lhe faça uma pergunta: Por acaso viu o Video-Clip que o Saura fez à Argentina Santos, que está aqui publicado?
É que nesse caso aberrante, não mereceu um único comentário, com pena minha.
Saudações fadistas
Vítor Marceneiro
De Carlos Sepulveda a 20 de Março de 2010 às 15:08
Está muito bem, estas experiência com o nosso Fdao, só o valorizam, mostra que não é uma música "amorfa". Publicar aqui, nnum espaço que já ouvi chamar de "classista", é deveras gratificante, se há dúvidas que o Vítor é um homem de cosensos, aqui está mais uma vez a prova, que só por maldicência há quem diga mal, é que aqui para além da qualidade e da veracidade do que nos apresenta, não está escondido atrás de um pseudónimo.
Parabéns Vítor Duarte, não desista.
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