O meu saudoso pai, canta neste video-clip:
"Restos de Mouraria"
poema de Carlos Conde
música do Prof. Martinho D´Assunção.
A realização deste video-clip é de Américo Pereira.
Biografia de Américo Pereira
Natural de Lisboa, nasceu no ano 1941, onde viveu até aos 8 anos, idade com que entrou na Casa do Gaiato, pois desde os 3 anos era órfão de mãe e como o pai abandonou o lar, veio a ser criado com sua avó materna até à idade de entrar para a Obra da Rua do saudoso Padre Américo, onde foi educado e criado até à idade de casar com 23 anos, partindo em seguida, com sua mulher para Angola, em missão de serviço nessa Obra, dedicando 10 anos à Casa que o criou e o fez homem.
Viveu em Lisboa até aos 17 anos, indo depois para o Porto até aos 23 idade que casou.
Foi sempre apaixonado pela música, e pelo canto, foi ensaiador de grandes espectáculos que a Obra onde estava, celebrava todos os anos nas maiores salas do País. Em Angola, chegou a ter um programa de Rádio, cantou em Festivais, e já com 30 anos abraçou de vez a vida fadista, onde foi figura de noites Angolanas de Fado e Saudade,
Regressou a Portugal em 1975, foi durante anos Gerente da Estalagem da Boega, onde lançou com sucesso “As Noites à Portuguesa” Em 1986 abriu sua casa o Kalunga em Gondarém Vila Nova de Cerveira, ficando sua casa muito procurada, pelas conhecidas “Noites no Kalunga”. Onde se irmanaram em grandes veladas Portugueses e Espanhóis, dada a proximidade com Espanha e sendo desde então a grande força de clientela, na Procura do boa mesa e do Fado.
Canta acompanhado por seus filhos à guitarra e à viola, e outros amigos que vêem ao Kalunga, e procuram o local, pelo bom ambiente e pela boa mesa.
Chegou quando estava em Àfrica a ser convidado pela Valentim de Carvalho para gravar, não aceitou por nunca querer enverdar pela vida artística, gosta de cantar por amadorismo e por prazer no convivio das noites Fadistas com os Amigos. Nessa condição aceitou e cantou por 4 vezes em programas da TV de Espanha sendo para isso convidado e entrevistado.
Actualmente edita para o YouTube vídeos sobre o Fado e a Música Portuguesa, num espírito cultural de levar o Fado por esse Mundo, visto aquele programa ser um Palco e Plateia Virtual com milhões de visionamentos e procuras.
(por Américo, grande amigo meu)….custou a escrever mas foi, pois o Americo é um homem muito humilde, bem haja Amigo.
In: El Fado (http://elfado.x-centrico.com/?cat=72) de Vasco Casimiro