Ricardo Ribeiro nasceu em Lisboa. Estreou-se em público aos 12 anos na Académica da Ajuda, bairro onde cresceu. Nesse primeiro espectáculo acompanharam-no o guitarrista Carlos Gonçalves e o violista José Inácio .
...Aos 15 anos de idade passou a fazer parte do elenco do restaurante os Ferreiras – na Rua
de São Lázaro em Lisboa, partilhando os serões de Fado ao lado do seu grande mestre Fernando Maurício e de Adelino dos Santos.
Mais tarde integra o elenco do restaurante típico "NóNó" no Bairro Alto, casa que lhe abriu as portas para os míticos “Faia” e “Luso”.
Tem representado Portugal em várias ocasiões. Em 2001 a convite do Ministério da Cultura Francês participou no festival em ALU na Casa de Maria Casares (sul de França).
Participou no disco de tributo a Amália Rodrigues pela editora World Connection e é também em 2004 que lança o seu primeiro trabalho discográfico – “Ricardo Ribeiro” é editado pela CNM (Colecção Antologia).
Profissionalmente tem colaborado em projectos de alguns dos nomes maiores da música portuguesa – casos de João Gil, Rão Kyao ou Pedro Jóia.
Em 2005 a convite do encenador Ricardo Pais, faz parte do espectáculo "Cabelo Branco é Saudade" no Teatro Nacional de São João ao lado de Celeste Rodrigues, Argentina Santos e Alcindo de Carvalho. Espectáculo este que é ainda apresentado em algumas das mais importantes salas da Europa: Cité de la Music (Paris), Teatro de la Abadia (Madrid) Opera de Frankfurt, Teatro Mercandante (Nápoles) ou Casa da Música (Porto).
Fez parte ainda do elenco do filme “Fados” do realizador Carlos Saura (“Flamenco” e
“Tangos”). (*)
Mas é com Rabih Abou-Khalil que desperta a atenção da crítica internacional. “Em Português” o trabalho do libanês, assenta em reportório totalmente interpretado na nossa língua e valeu rasgados elogios à interpretação de Ricardo Ribeiro. Em 2008 grava com o Alaudista/ Compositor para a editora Enja Records, colaborando com músicos como Jarrod Cagwin (bateria), Luciano Biondini (acordeão), Michel Godard (tuba, serpente, baixo eléctrico). “Em Português” é composto por música de autoria de Rabih Abou-Khalil para poemas de Mário Rainho, Silva Tavares, José Luís Gordo, Tiago Torres da Silva, Rui Manuel e António Rocha.
“Em Português” foi eleito um dos 10 melhores álbuns “Top of the World” da revista britânica “Songlines” que se refere a Ricardo Ribeiro como “...the rising star of Lisbon Fado”.
No entanto é no Fado que se revê. Fado é tudo o que acontece. Quando se ri ou se chora, quando se lembra ou se esquece. Quando se odeia ou se adora.. É ter um jeito de artista para moldar o Fado à voz. O fado
de ser fadista é a sina de todos nós.”
Actua regularmente nas Casas de Fado de Lisboa. Podemos encontrá-lo no Marquês da
Sé ou na Mesa de Frades em Alfama.
PRÉMIOS
Em 1996 fica em 2º lugar na Grande Noite do Fado de Lisboa, merecendo o 1º lugar nos anos seguintes (1997 e 1998).
Em 2005 Recebe da Fundação Amália Rodrigues o prémio Revelação Masculina e participa cantando dois temas no filme "Rio Turvo" de Edgar Pêra ao lado de Teresa Salgueiro e Nuno Melo.
Em 2006 recebe da Casa da Imprensa o Prémio Revelação.
O NOVO CD - Portas do Coração, já está no mercado.
...O Fado de Ricardo Ribeiro é um Fado antigo, com uma linhagem assumida com orgulho nos grandes mestres do passado – Marceneiro e Maurício, em particular –, mas que sabe aprender com eles da forma mais lúcida e mais respeitosa, que é a de nunca os tentar imitar mas de antes compreender a verdadeira essência do que foi a sua grandeza e reproduzir hoje o que foi o seu percurso de constante descoberta... Ruy Vieira Nery
“PORTA DO CORAÇÃO” – ALINHAMENTO:
1. ÁGUA LOUCA DA RIBEIRA
Letra: Armando Varejão
Música: José António da Silva (Fado Bacalhau)
2. BARRO DIVINO
Letra e Música: Álvaro Duarte Simões
3. MORENINHA DA TRAVESSA
Letra: Jorge Rosa
Música: Filipe Pinto (Fado Vadio)
4. UM FADO SÓ PARA TI (POEMA TRISTONHO)
Letra: Maria de Lurdes de Carvalho
Música: João Black/ José António Sabrosa (Fado Porto/ Fado Tia Dolores)
5. GLOSA DA SAUDADE
Letra: Fernando Machado Soares (Mote) / Saudade dos Santos (Glosa)
Música: Fado Corrido (Corrido do Mestre Zé – Jaime Santos)
6. DESDOBRO A MADRUGADA
Letra: Rui Manuel
Música: Júlio Proença (Fado Esmeraldinha)
7. SONHO FADISTA
Letra: Pedro Fortes Figueira
Música: Popular (Fado Corrido)
8. E NUNCA MAIS DE MIM
Letra: Mário Rainho
Música: Alfredo Rodrigo Duarte (Marceneiro)
9. PORQUÊ A VERDADE À NOITE?
Letra: Silva Ferreira
Música: Jaime Santos
10. TANTOS CAMINHOS
Letra: Tiago Torres da Silva
Música: José António Sabrosa (Fado José António de Sextilhas)
11. FAMA DE ALFAMA (BAIRRO AFAMADO)
Letra: Radamanto (Mote) / Conde Sobral (Glosa)
Música: José Lopes (Fado Lopes)
12. AQUI NA VERDE VARANDA
Letra: José Luís Gordo
Música: Francisco Viana (Fado Vianinha)
13. SOMOS DO MAR E DO VINHO
Letra e Música: Fernando Girão
14. A PORTA DO CORAÇÃO
Letra: Carlos Conde
Música: Raúl Pinto (Fado Raúl Pinto)
15. A MINHA ORAÇÃO
Letra Mário Rainho
Música: João Black (Fado Menor do Porto)
(*) Ricardo Ribeiro e Ricardo Fontes foram os únicos intervenientes no Filme Fados, que publicamente e cara a cara fizeram saber a Carlos do Carmo que o Fado Versículo é da autoria de Alfredo Marceneiro, e que muitas voltas que ele - CC - queira dar, não os demovem dessa realidade.
È justo que diga aqui que houve outros que também assim pensam, mas por motivos de vida profissional "tal como nos velhos tempos" não o confrontaram.