Tereza de Jesus Pinto Coelho Telles da Silva, nasceu em Lisboa a 4 de Janeiro de 1942, oriunda de uma família ligada à música e grandes amantes de Fado. É bisneta dos Condes de Tarouca, prima afastada de Maria Teresa de Noronha e prima de Frei Hermano da Câmara.
O Salão dos Bombeiros de Oeiras, foi palco da estreia de Tereza Tarouca, em que cantou o fado tinha apenas 13 anos, afirma que teve influências de Amália Rodrigues e Maria Teresa de Noronha.
Gravou seu primeiro disco para a RCA em 1962.
Fez vários programas de televisão.
Cantou poemas e músicas de Fados clássicos de autores de nomeada, como D. António de Bragança, João de Noronha, Casimiro Ramos, João Ferreira-Rosa, Francisco Viana, Alfredo Marceneiro, D. Nuno de Lorena, Pedro Homem de Mello e Maria Manuel Cid.
Tereza Tarouca ganhou vários prémios nacionais e internacionais e actuou em muitos países como Dinamarca, Bélgica, Espanha, Estados Unidos e Brasil.
Em 1989 publicou um álbum emblemático da sua carreira: Tereza Tarouca Canta Pedro Homem de Mello.
Dos seus principais êxitos, destacam-se: "Mouraria", "Deixa Que Te Cante Um Fado", "Fado", "Dor e Sofrimento", "Passeio à Mouraria", "Saudade, "Silêncio e Sombra", "Não Sou Fadista de Raça", "Meu Bergantim", "Zé Sapateiro".
De João Baptista-Lopes a 7 de Agosto de 2012 às 00:25
Olá, Vito, Não queria parecer "chato" nem meter o "bedelho" onde não sou chamado, mas parece que o ano de nascimento da Terezinha Tarouca, não é 1947, pois ela tem - em todo o caso - mais 6 ou 7 anos que nós. Ela é de 1937 ou 1939. É tudo. Desculpa a intromissão.
Caro João Porque razão dares o teu contributo poderia ser para mim meter o "bedelho", quando fiz esta página também tive essa percepção, mas foi os dados que encontrei. Vou investigar mais. Um abraço, mete sempre as observações que achares por bem, ainda estou para saber porque se pensa que eu não aceito rectificações? O que eu não aceito é o bota abaixo, como alguns o fazem. Um abraço, e espero um dia perceber o que se passou, que nos afastou. Vítor