Carlos Ramos Canta "Biografia do Fado"
Letra e Música de Frederico de Brito
CARLOS RAMOS
Nasceu no bairro de Alcântara a 10 de Outubro de 1907, e faleceu em Novembro de 1969.
Desde muito novo corria os locais do seu bairro, Alcântara, onde houvesse fadistices sempre acompanhado pela sua guitarra, para alinhar na fadistice .
Torna-se profissional em 1944 pela mão de Filipe Pinto e estreia no Café Luso com uma letra do repertório de Alfredo Marceneiro, "Senhora do Monte" com música deste, e letra de Gabriel de Oliveira, foi decerto este fado que logo no inicio mais contribui para a sua popularidade, e lhe deu mais nome, o próprio criador do tema, Alfredo Marceneiro o aplaudiu nessa exibição sem qualquer rivalidades, eram dois bons amigos.
Carlos Ramos, não prescindindo dos acompanhadores habituais acompanhava-se sempre tocando a sua guitarra.
Foi como guitarrista muito solicitado no Teatro de Revista.
Trabalhou na Tipóia e na Tágide.
Carlos Ramos, era um homem afável, de espírito aberto e gentil, teve e tem grandes admiradores, criou um estilo muito próprio que fez escola, tem muitos seguidores do seu vasto repertório e do seu estilo, tinha uma voz doce, atraente e sedutora, exprimindo ao cantar tal sentimento, que tudo aquilo que dizia era Fado.
Foi proprietário de um restaurante típico no Bairro Alto a que deu o nome de: A TOCA DE CARLOS RAMOS., que foi frequentada por toda as gentes do Fado quer artistas, quer clientes, destaca-se dos seus contratados, Alfredo Marceneiro e Maria do Espírito Santo.
Relembremos alguns dos seus êxitos: Não Venhas Tarde. Aquela Feia, Café de Camareiras, Chinelas da Mouraria, O amor é louco, Lisboa é Sempre Lisboa, Biografia do Fado, Anda o Fado noutra Bocas, Tempos Antigos, etc .
Compôs uma música para um fado a que deu o título "Fado Olga"
Tem bem um lugar na História do Fado de dos fadistas.

Carlos Ramos e Alfredo Marceneiro
Se há fadista que deva ser lembrado, Carlos Ramos é um deles, este ano em que se comemora o "Centenário do seu Nascimento", espero que se faça algo de digno.
Já tarda uma justa homenagem da sua Cidade ou Freguesia, dando o seu nome a uma rua.
Tive a felicidade de há pouco conhecer o seu neto, que se sente com é normal angustiado com a falta de gratidão do "Mundo Fadista", nomeadamente os imensos imitadores e utilizadores da sua escola e repertório.
Neste blog peço como ajuda que me visitem, façam criticas se acharem necessário, mandem-me letras de Lisboa para que possamos por "LISBOA NO GUINESS "
Permitam-me mais um pedido que será talvez uma forma de pressão, a quem de direito (como sabem destas coisas de Fado, os outros, os tais é que decidem), assinem nos comentários desta página, deixem a vossa opinião, será uma grande ajuda.
Obrigado amigos.
Obrigado Carlos Ramos pelos belos momentos que nos proporcionou .
VAMOS HOMENAGEAR CARLOS RAMOS NO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO
Um Abraço Fadista
Vítor Marceneiro
GAIVOTAS
Repertório de Carlos Ramos
Letra e música de : Alves Coelho Filho
Um bando de gaivotas maneirinhas
Voando em voos francos,
Por entre os mares e os céus;
Agitam suas asas tão branquinhas,
Lembrando lenços brancos
A dizerem adeus;
E sempre por capricho original
Essas gaivotas vão
Até ao fim da rota;
E d´hora a hora no mastro real
Sem luta sem questão
Descansa uma gaivota!
Estribilho
Gaivotas
Mensageiras sem ter par,
Que levam de Lisboa
Saudades para além mar;
Gaivotas
Que voando sempre à toa
Nos trazem d´além mar
Saudades para Lisboa !
Voando sem cansaço, sem fadiga,
Acompanhando as naves
Lá vão cumprindo a lida;
Dos velhos marinheiros, há quem diga,
Que essas mesmas aves
Regressa à partida
Por isso as gaivotas maneirinhas
Voando em voos francos
Por entre os mares e os céus;
Parecem lenços brancos
A dizerem adeus !

De Ai Deus e ue a 3 de Março de 2007 às 01:19
Carlos Ramos é um exemplo para quem quiser ouvir com atenção. Tinha uma grande capacidade de interpretação que ultrapassava qualquer menor apetidão vocal. Quanto a seguidores há pelo menos o Alcindo de carvalho!
De Pedro Pimenta a 3 de Março de 2007 às 11:29
Devíamos questionar porque tarda esta homenagem? Porque razão um homem que no seu tempo alcançou tanta fama e proveito ficou esquecido, mesmo nos emios fadistas! Nuno da Câmara Pereira gravou e alcançou assinalável êxito um fado seu, mas o seu repertório está colocado a um canto.
De
MLeiria a 14 de Julho de 2007 às 06:53
Neste endereço encontrarão um blog a homenagear Carlos Ramos, editado por Eduardo Ramos de Morais
http://fadista-carlos-ramos.blogspot.com/
Aqui fica mais um comentário meu; de vez em quando, bem gostaria que o Vitor comentasse tb. no meu blog... de facto, é sempre importante ter um interlocutor, se não, sente-se a gente a falar para as paredes, o que tb. pode acontecer se não nos entenderem...
Um abraço, amigo Vitor.
Continuo à espera que deixe sinal da sua visita no meu blog, o Fadocravo, onde se pode ouvir um fado pouco conhecido do CR "Oração à Nazaré", particularmente lembrado para esta época estival!
Pode crer que vou ao seu Blog, talvez não tentas vezes como merece, mas como sabe este trabalho nosso não é fácil.
Obrigado pela dica do Blog. o Eduardo Ramos de Morais é neto do Carlos Ramos.
Parece o Clã dos netos:
Carlos Conde - Paulo Conde - Biografia
Carlos Ramos - Eduardo Ramos Morais- Blog
Marceneiro - Vitor Duarte - Biografias.
O Fado tem coisa tão bonitas para além do cantar, estou a falar do Fado/Vida/Destino
Um abraço grande do seu admirador,
Vítor Duarte
De Álvaro Nunes Ribeiro a 14 de Julho de 2007 às 11:50
Caro Senhor
Parabéns pela sua forma de nos dar Fado, e pela defesa e divulgação que faz das figuras do mesmo, seria fácil para si e ninguém o condenaria, sendo filho e neto de quem é, que só falasse dos seus, mas o Senhor é um historiador com H , sem sectarismos.
Obrigado.
FICA AQUI O MEU APELO Á HOMENAGEM AO CARLOS RAMOS.
De Álvaro Nunes Ribeiro a 19 de Julho de 2007 às 21:32
Meu caro Duarte
Liguei ao seu site, e por curiosidade vim ver como estava o manisfesto "Carlos Ramos"....!!!
Depois de mim dia 14 , confesso a minha decepção, mais ninguém de pronunciou!
Será que as pessoas estão assim estão esquecidas? o Duarte estará pior que eu,
mas não desista.
ANR
De RUI MANUEL VITAL NUNES a 12 de Agosto de 2009 às 11:33
ola bom dia estou a descobrire a vida de meu pai pouco a pouco e descobri que carlos ramos era um grande amigo de meu pai onde sr.carlos ramos vinha em pesoa buscar meu pai à estrela onde morava sempre ouvi falar de carlos ramos como artista de fado onde passei alguns temas numa radio livre em frança gostaria de pesar ochao de seu restaurante por honra e carinho para conhecer mais a vida de meu pai e seus amigos meu era rui duque nunes mourava em alcantra onde la faleceu no patio das vaquinhas un abraço para todos fico à vossa desposiçao gostaria de ter mais dados para vos dar mas nao tenho porque eu mesmo ando a procurare a vida de meu pai obrigado e felecidades a todos e è bom recourdar a vida de quada homen que por esta terra passo e estoria deixou um abrço de amizade rui manuelvital nunes
Comentar post