Rui Pinho Ferreira (o cançonetista Rui de Mascarenhas), nasceu a 14 de Dezembro de 1929 em Vila Pery - Moçambique, onde viveu até à idade de cinco anos.
Devido à vida profissional de seu pai , oficial do Exército, veio para a Metrópole, e em 1946 para São Miguel nos Açores, onde acabou o curso dos liceus no Liceu Nacional Antero de Quental, estava planeado que viesse cursar arquitectura e assim ingressou na Escola de Belas- Artes em Lisboa.
Em 1950 concorreu a um campeonato musical chamado “Aja”, tendo alcançado o primeiro lugar, e é assim que, em 1951, Rui de Mascarenhas desiste de arquitectura e abraça a carreira de cantor profissional.
Foi aberto pela Emissora Nacional um concurso para fadistas, cantores, cançonetistas e conjuntos vocais, Rui concorreu e conquistou o primeiro lugar, foi contratado, onde se manteve no elenco como cançonetista durante cerca de 6 anos.
Rui de Mascarenhas, que gravou na Europa, Canadá, América, Texas, Brasil, em 1952 no Brasil, esteve integrado nos “Companheiros da Alegria”, programa que era coordenado pelo actor Igrejas Caeiro.
Fez vários espectáculos nas ilhas, mas em São Miguel, era muito solicitado e aplaudido, contava com inúmeras amizades, que datavam desde o seu tempo em que lá viveu e estudou.
Em 1959 o cantor foi viver para França onde permaneceu cerca de quatro anos, depois transferiu-se para Espanha, passando a residir desde 1964 em Nova Iorque, mas deslocava-se com frequência a Portugal.
Em Montreal no Canadá, foi convidado para integrar o elenco da companhia que levou à cena no maior teatro daquela cidade, a opereta “Viúva Alegre”, em que ele era o único artista estrangeiro.
Faleceu a 22 de Fevereiro de 1987, em vésperas de regressar aos palcos portugueses, no antigo Jardim Cinema pela mão de José Nuno Martins.
Conheci o Rui de Mascarenhas no Galito em Cascais, no inicio das minhas "fadistices" era uma homem muito afável e simpático.
Rui de Mascarenhas
canta: Os Pauliteriros de Miranda