Deolinda Bernardo, “DEO” , começou a cantar aos 15 anos, fez parte de vários grupos musicais, entre os quais uma banda de rock, inicia-se no Fado só a partir de 1992.
Entre1992 e 1997 participa em vários festivais onde o obtém vários prémios, a saber: Prémio de Interpretação no Festival da Canção de Seia e Prémio de Interpretação no Festival da Canção de Pernelhas - Leiria em 1994.
Em 1996 ganha o 1º prémio na Grande Gala do Fado Amador da Marinha Grande, ainda neste ano concorre à grande noite de Fado de Lisboa onde se classifica em 3º lugar.
Em 1997 ganha o 1º Prémio na Grande Noite de Fado no Porto. Apresenta o seu primeiro disco de fado "'Desafios" em Novembro apadrinhada por Carlos Carmo.
Em 2001 é convidada por Rão Kyao para dar voz a um seu trabalho "'Fado 'Virado a Nascente", que teve a sua apresentação no Centro Cultural de Belém em Novembro desse ano.
Em 2004 é convidada para fazer parte no DVD "àCapella" do Quinteto de Coimbra, ainda em Setembro desse mesmo ano participa no Festival Settembrinu Tavagna na Córsega.
Em 2006 grava com José Pires um CD de originais na área da música popular portuguesa. Em 2007 partcipa no CD "Adriano Sempre" uma homenagem a Adriano Correia de Oliveira.
È convidada com frequência para participar em espectáculos de fado e música ligeira, em Portugal, na Europa, nos Estados Unidos e Brasil.
Em 2008 lança o seu segundo CD “Voando sobre o Fado”.
Em Julho de 2008 participa no Festival “Le Poupet” em Saint-Malô-du-Bois en Nantes na França.
Em 2010, lança novo CD a que deu o título de” Rota dos Sentidos”
Deolinda Bernado canta " Loucura"
Autoria de Júlio de Sousa