Ana Filipa César, nasceu em Lisboa no bairro de Campolide.
Desde miúda que ouvia Fados, tinha 14 anos quando se estreou-se a cantar em público, na colectividade do bairro, o Sport Lisboa e Campolide.
Gosta muito de cantar o Fado e nunca se nega a fazê-lo, mas nunca se profissionalizou.
Tirou o Curso de Estilista Industrial, actualmente é funcionária da INCM, na área administrativa.
Em 1996 foi à Grande Noite do Fado em representação do seu bairro, não ganhou, mas também não passou despercebida, e desde então é convidada com frequência para espectáculos.
E como diz o ditado “quem corre por gosto não cansa” não enjeitou o convite que lhe fizeram e assim, às sextas-feiras canta no Café Nicola e às segundas-feiras na Adega do Chimarrão.
Conheci a Ana Filipa numa festa de beneficência com sessão de Fados, que organizei na Dagorda-Cadaval,. em que ela esteve presente como espectadora, ao saber que ela cantava, solicitei a sua colaboração, gentilmente acedeu, e então…. vou direito aos finalmente, adorei, canta muito bem, tem uma presença e uma simpatia pessoal, que a torna muito cativante, e sem ferir outros convidados, a Ana Filipa pelas ovações que recebeu, os “bis”, etc., foi a estrela da noite.
Na reunião da Fundação Amália com o meu amigo e membro do Conselho Administrativo, Dr. Fernando Monteiro , onde eu actualmente, tive a honra de ser convidado, para fazer parte do Conselho Geral, como consultor, fui incumbido de apresentar os nomes a convidar para actuarem no evento " Noites de S. Bento", fiz o convite à Ana Filipa, que sem hesitar, logo acedeu, e que muito me apraz, e se alguma coisa “pouca, bem sei” entendo de Fado… podem crer se a forem ouvir, que concordarão comigo.
Terei o prazer de em breve lhe produzir um Video-Clip.
Num Video que retirei do Youtube da autoria de "agcbeato"
Ana Filipa César canta ao vivo
Não Chames Velha a Lisboa