Miguel Ramos nasceu em Lisboa a 18 de Março de 1978. O seu avô Artur Ramos era muito ligado ao fado e o seu irmão mais novo André Ramos toca viola de fado. Apenas com 14 anos, começa a cantar no bairro alto no restaurante O Forcado, e alguns anos mais tarde, vence a Grande Noite do Fado em 1996, ano em que vence também outros concursos.
Miguel Ramos multiplica o seu talento também pela viola de fado, já acompanhou alguns dos mais importantes fadistas das novas gerações.
Tem passado por algumas das pricipais casas de fado como o Sr.Vinho, Café Luso, ou o Clube de fado, é actualmente o violinista de fado do Faia.
Fez parte do elenco do musical “Amália” de Filipe La Féria durante mais 2 anos.
Miguel Ramos tem como referência Fernando Maurico, António Rocha, Manuel de Almeida, Carlos do Carmo, Beatriz da Conceição ou Amália Rodrigues, e na Viola Martinho d’Assunção, José Antonio Carvalhinho e Carlos Manuel Proença.
Neste momento prepara o seu disco de estreia que está a ser produzido por José Manuel Neto.
In: Fado Portugal - 200 Anos de Fado por Samuel Lopes
Miguel Ramos, estará a cantar numa das varandas da Casa da Amália, no dia 22 pelas 21,30, vá lá, vá ouvi-lo e se não o conhece ainda ficará decerto "fan" deste jovem fadista