Faleceu no passado dia 22 de Outubro em Setúbal, com 74 anos, este grande amigo e grande músico, só ontem através duma mensagem que me deixaram no youtube, soube da efeméride.
Lastimo que alguns amigos comuns, que com ele conviveram e que bem conheciam a nossa amizade, que tiveram conhecimento na data, não tivessem sequer tido a atenção de me informar, assim só hoje estou aqui prestar-lhe esta singela homenagem.
Rui Serodio, cursou Piano e Composição, Órgão, Interpretação de Música Antiga e História da Música no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, tendo sido discípulo de Abreu e Motta, Varella Cid, Croner de Vasconcelos, Armando Fernandes, Santiago Kastner, Artur Santos, Armando Santiago, Maria Augusta Barbosa e Gertrud Mersyowsky, entre outros. Por impossibilidade de seguir a carreira de concertista dedicou-se à Música Portuguesa, ao mesmo tempo que aprofundou os seus conhecimentos de Harmonia Moderna. É-lhe concedido o Prémio Eduardo Libório de História da Música em 1961. Definiu um estilo muito próprio e um clima sonoro de características acentuadamente nacionais, especialmente na execução de Fado, ao piano.
Seguem-se três video-clips que lhes fiz usando imagens e estava combinado ir fazer-lhe um actuando ao vivo.
Fado Cravo
Rua do Capelão
Streets of Sintra
Autoria de Rui Serodio