Egas Moniz Félix Trindade, nasceu no Barreiro, terra bem conhecida pelas suas lutas operárias, mas que também lá nasceram muitos artistas das variadas formas de arte.
Adoptou o nome artístico de Moniz Trindade, e foi um indiscutivelmente um grande cantor de Jazz, música e ligeira e Fado-canção, assim como, autor compositor.
Desde muito jovem que entra em grupos musicais, com jovens da sua geração de Setúbal e do Barreiro. Fundam a Banda Jazz “Os Penicheiros” na Colectividade Recreativa do Barreiro, onde se destaca para além de cantor, como tocador de viola e banjo
É convidado a integrar-se na Orquestra Royal, e nos anos seguintes actuando nos recintos nocturnos de Lisboa “as boites”, obtêm grande êxito, é muito solicitado pelos empresários pelo que decide profissionalizar-se.
Esteve como cantor principal no night-club Arcádia , durante largos meses.
Vem a conhecer o maestro Tavares Belo, fundador do prestigiado conjunto da época, o “Swing”, de quem se torna amigo, e este desafia-o para o seu conjunto “Swing” que na época estava a actuar no conceituado “Chave de Ouro”.
Os êxitos do Conjunto Swing, também lhe dão grande projecção, e é convidado a para o seu primeiro disco, em Espanha.
Concorre, e é contratado para o elenco Emissora Nacional, e é nesta situação de estabilidade profissional, que começa a cantar Fado-canção, que teve o agrado geral.
Cumpre vários contratos no estrangeiro, onde cimenta a sua popularidade , África, Brasil, na América Latina e também nos Estados Unidos.
Autor de um vasto reportório, tem a aptidão de cantar em várias línguas, o que também muito contribuiu para os êxitos internacionais
Nos anos sessenta foi eleito Rei da Rádio nas votações da revista “Plateia”.
Actuou várias vezes na Rádio Televisão Portuguesa.
Entre muitas das suas criações, ainda hoje são lembrados os temas, Mouraria e Alfama, O Chico de Alfama, Eh, Toiro!, Vizinha do Rés-do-Chão, Fadista Gingão, Pequena do Chafariz, O Chico de Alfama, etc.
Moniz Trindade
Canta Mouraria e Alfama
com versos de Luis Simão e música de sua autoria
<