ALFREDO DOS SANTOS conhecido por (ALFREDO CORREEIRO).
Era natural de Lisboa, exerceu no Arsenal do Exército a profissão de correeiro, foi por tal facto que lhe adveio a alcunha com que se tomou conhecido no meio do fado.
Com 16 anos de idade já cantava nos retiros (Ferro de Engomar, Pedralvas, Charquinho, José dos Pacatos, Montanha, Caliça, António da Rosa e Quebra Bilhas) e em cervejarias e cafés: Rosa Branca, Boémia, Estrela d'Alva, Jansen, Avenida Bar e Café dos Anjos. Exibiu-se também no Salão Artístico de Fados e em vários teatros: Apolo, Avenida, Coliseu dos Recreios, Coliseu da Rua da Palma, Eden- Teatro, Fantástico, Ginásio, Joaquim de Almeida, Maria Vitória, Politeama, Trindade, Variedades e Teatro da Rua dos Condes, mas Alfredo Correeiro só se profissionalizou em 1928.
Cantava, habitualmente, apenas acompanhado à viola, por Georgino de Sousa.
Era assíduo frequentador das esperas de touros em que o fado marcava presença obrigatória, participou em festas nos salões dos condes de Sousa Rosa, de Burnay, de Fontalva, da Torre, da Anadia e do marquês de Castelo Melhor, bem como na casa do lavrador de Vila Franca de Xira, José Pereira Palha Blanco.
Elemento activo do Grupo dos Propagadores do Fado, são da sua autoria diversas composições, tais como o “Fado Três Tons”, “Fado Marcha Alfredo Correeiro” (gravado por Maria Alice) e “Marcha Boémia”, tendo obtido grande êxito na interpretação do fado Louca Paixão.
Já passei informalmente por aqui algumas vezes. Mas hoje decidi comentar. O blogue é diferente de muitos outros, diferente e para melhor, pois visita-se com agrado e interesse. Boa semana.
Obrigado pelo contacto, espero que continue a gostar do que vou fazendo.
Boa Semana
Um abraço Lisboeta e Fadista
Vítor Marceneiro
De Artur Antunes a 10 de Dezembro de 2007 às 07:48
Quem não aprecia esta "Enciclopédia" de FADO , de História de Portugal e de Cultura geral, aqui apresentada?
Quem visita este blog, tem sempre algo a aprender.
Continua MESTRE VICTOR
Meu querido amigo
Dr. Artur Antunes
É para mim um prazer e uma segurança saber que o meu querido amigo está sempre aí com atenção, ajuda e rectifica sempre que é preciso, mas acima de tudo é a amizade que conta, mas não mereço nem tenho a veleidade de me considerar "Mestre", amo o Fado, digo FADO, amo Lisboa e acima de tudo, orgulho-me do que as minhas origens já deram ao Fado, eu não passo de um mero espectador atento q.b.
Grande abraço
Vítor
De fadistagem a 18 de Dezembro de 2007 às 17:33
A atenção de Vitor Duarte
Vou ao seu blogue como vou a todos os que conheço. É por demais evidente que há comentários que são encomendados, ou feitos mesmo por si atribuindo-lhe um nome qualquer. Isto é fácil de fazer. Como ninguém deixa comentários você decide inventá-los e de uma maneira tal que se vê facilmente que são encomendados. Não acha estranho que com todo o espalhafato que fez com as 100.000 visitas tal facto tenha passado quase ignorado ? Então o comentário de Artur Antunes, é de bradar aos céus!!! Enciclopédia de Fado. história de Portugal e Cultura Geral ? Ó Vitor ponha de uma vez por todas os pés nochão e pense que as irreverencias da juventude já passaram... Cultura Geral ? Há pouca coisa escrita no seu blogue, que seja bem construida e o que é bem construido vê-se que é copiado, porque quando assim não é, é uma desgraça...tudo mal construido e com erros ortográficos... Onde está a cultura geral com tantos erros ? E ainda por cima de um engenheiro ?!!!! Mestre Vitor ? Mestre de quê ? E Lisboa no Guiness ? Qual vai ser o fim deste projecto ? Podia ser um projecto giro mas consigo nada se concretiza como é costume!!! A juventude já lá vai e agora na maior idade é altura de reflectir e passar a ser mais humilde, não ter a mania da perseguição e deixar-se de complexos . Só lhe fazia bem. A transcrição para a página principal de um comentário de um Acacio Monteiro é de uma saloice a toda a prova.... É o que já lhe disse a juventude já passou e da juventude até à maior idade deve-se aprender alguma coisa, e você parece que não aprendeu nada.... Tome boa nota do comentário de Fernando Araujo ( a sua resposta é deplorável ) e do de Josué Fernandes. Aprenda com eles.. Comentários como os de Alvaro Nunes Ribeiro, Maria de Jesus, Lurdes B, vê-se que são encomendados. Olhe que há portais de fado sem censura e não como diz que só o seu não faz censura.
Saudações fadistais
Fadistagem
Pensei... pensei... e comecei a escrever para lhe responder ponto por ponto, mas
mais
Pensei... pensei... e comecei a escrever para lhe responder ponto por ponto, mas lembrei-me que já lhe respondi noutra página,
o que você tem é dor de c....
Portanto estar a dar importância seria o mesmo como dizia meu avô ... é estar a dar pérolas a porcos.
Aliás andava a estranhar você há muito tempo que não dizia umas "calinadas".
Fico-me por aqui.
Desejo-lhe um bom Natal
De Artur Antunes a 19 de Dezembro de 2007 às 21:20
Li um comentário dum pseudo intelectual que se acobardou com o nome de fadistagem .
Por ser amigo do Victor Duarte, não necessito de lhe fazer favores, ao escrever o que escrevi.
A AMIZADE não se compra, nem se vende.
Diz o povo e com razão:" Vozes de burro não chegam ao Céu", por isso o comentário desse que não dá a cara, é de um nível tão mesquinho, que deve ser ignorado
Comentar post