“TRADIÇÃO” - Fados
CD de António Pinto Coelho - Maio de 2014
António Pinto Coelho, natural do Bairro da Madragoa, lança em Maio o CD “Tradição” com 17 temas tradicionais do Fado.
Acompanham-no, na guitarra portuguesa, o Mestre António Parreira, na guitarra clássica, Cristina Pinto Coelho que foi aluna de fado do guitarrista e professor, e, na viola baixo, João Penedo.
António Pinto Coelho nasceu no seio de uma família de amantes do fado e canta desde muito jovem, esporadicamente em casas de fados. Este é o seu segundo projecto em disco.
António Pinto Coelho
Canta: Saudade
Faixa 5 do CD - Tradição Fados
No disco “Tradição”, António Pinto Coelho faz uma homenagem ao chamado fado tradicional, escolhendo, integralmente, músicas de fados tradicionais compostas pelos “grandes do fado tradicional” tais como Renato Varela, Alfredo Marceneiro, Armando Machado, Filipe Pinto, Fontes Rocha, Franklin Godinho, João Maria dos Anjos, Pedro Rodrigues, Joaquim Campos e Armandinho. As letras escolhidas inserem-se na mesma linha com nomes tais como Manuel de Andrade, João Fezas Vital, António Amargo, João Ferreira Rosa, David Mourão Ferreira, António Calem e João de Freitas. Apenas uma excepção a este rol de nomes consagrados! É que o fadista resolveu incluir uma letra sua intitulada “Verde Lagoa” num dos fados mais antigos incluídos no disco, o Fado Rosa composto por António Rosa e celebrado na voz de Marceneiro. O CD inclui ainda três variações do grande Armandinho.
António nasceu no Bairro da Madragoa da freguesia de Santos-o-Velho no seio de uma família de amantes do fado com quem aprendeu a ouvir e a gostar do fado.
Começou a cantar em 1963 acompanhado pelo seu tio, o guitarrista Fernando Pinto Coelho, muitas vezes acompanhante da fadista Maria Teresa de Noronha, tendo na altura como referências Alfredo Marceneiro e Vicente da Câmara.
Ao longo destes anos tem cantado regularmente em casas de Fado.
Apesar do Fado o acompanhar desde pequeno, só em 2009 lança o seu primeiro CD intitulado “Fado Amado”. O CD “Tradição”, agora lançado, não estava planeado e é o resultado do seu convívio com o Mestre António Parreira e da amizade que se criou entre o grupo ao longo dos últimos anos nas aulas, nos ensaios e cantorias.
Contacto: Cristina Pinto Coelho - cristinapc@netcabo.pt