Vasco Rafael Simões de Sá Nogueira, nasceu em Angola na província de Moçamedes, em 1949.
Começou com cançonetista, tendo um início de carreira difícil, até que é convidado de um espectáculo publicitário que se realizava num dos cinemas de Luanda, “Chá das Seis” onde começa a ser notado e vem a atingir um assinalável êxito.
Vem para Portugal e sente as dificuldades de um novo inicio de carreira. Beatriz da Conceição apresenta-o a uns empresários no Porto e lá fica a actuar durante cerca de um ano, é no Porto que grava o seu primeiro disco.
Vem para Lisboa contratado para o elenco do “Painel do Fado”, seguidamente é convidado por Sérgio de Azevedo para actuar no “Frou Frou” , agradou ao empresário que logo o convida para a revista “Ó da Guarda”, onde obtém o seu maior êxito de sempre com o Fado “ROSEIRA BOTÃO DE GENTE” com letra de José Carlos Ary dos Santos e música de Paulo de Carvalho, gravado em 1981 para Rádio Triunfo
Faz ainda parte do elenco da revista “A Aldeia da Roupa Suja”, mas deixa as revistas porque acha que o prendem muito tempo no mesmo local.
Tem algumas deslocações ao estrangeiro.
Já com poetas de relevo a escreverem para ele, realçando Ary do Santos, Vasco de Lima Couto, etc. grava mais uma série de EP e LP.
É contratado para as Arcadas do Faia, onde se mantém até à sua morte prematura.
Vasco Rafael faleceu em Lisboa em 1998.
Estejas onde estiveres Vasco Rafael, recebe esta pequena homenagem da “Linhagem Marceneiro”
De ADELINO DARAVANO FERREIRA a 13 de Junho de 2008 às 00:15
Recordo-O com saudade do Lobito, numa tarde de Domingo, na Casa do Pessoal do Porto do Lobito, tipo chá das 6 de Luanda, isto em 1972 ou 73 e quão novo eu era, 16/17 anos. Viva Vasco Rafael.
De Zé do Mar " Fadista " a 25 de Maio de 2009 às 10:48
Muitas vezes te recordo : Gostei muito de te conhecer ,bom amigo. acompanhei os teus últimos dias de vida na tua casa na Ajuda,sei o quanto sofreste. Grande´vóz ,das melhores no fado e na canção . Vasco espero que estejas bem e continues a cantar como sempre ao melhor nível. Até sempre. Zé do Mar FADISTA
Amigo Zé do mar, eu também fui um grande admirador de Vasco Rafael e (caso veja este comentário), vou aproveitar esta oportunidade para lhe perguntar se o amigo é o Zé do mar de Sesimbra, em caso afirmativo temos muitas coisas em comum para recordar. Cumprimentos.
Conheci Vasco Rafael na minha e sua terra natal, Angola. Ouvi-o muitas vezes cantar bem antes de vir para Porugal, na Muxima em Luanda e em outras casas de fado da Capital Angolana. A sua voz inconfundível ficará sempre na memória daqueles que tiveram o privilégio de o ouvir. Até sempre VASCO RAFAEL. José Vieira
Foi ao wikipédia à procura de dados sobre o Vasco Rafael. Não tinha mas agora já tem alguns. No IMDB diz que nasceu em 1949 mas tem a sua morte no mês de Junho/1998 quando no Expresso tinha Julho/1998. Parece que o "Roseira" é de 1977.
Muitooooooo Obrigado por recordar um fadista, tao bom , q para min sempre sera recordado, tenho muitas boas recordacois , do meu querido comprade ,Padrinho do meu filhote,,Vasco Rafael, para min era como um irmao,ainda bem que a alguem O recordA dele, pq ja vi q a nossa televisao numca se lembram de o recordar,um fadista como ele merecia ser recordado pq ele tinha um coracao de bomdade e muito amigo de ajudar.O MEU COMPADRE fez muitos espectaculos aqui onde eu vivo a muitos anos CANADA. estou muito grata a pessoa Q O RECORDOU AQUI NESTA PAGINA, OBRIGADOOOOO COM MUITO CARINHO MANUELA
O Vasco foi meu vizinho em Luanda e tanto ele como eu frequentámos a casa de fados Muxima da Benvinda Correia. Era um rapazinho simpático, meigo, com o seu vozeirão inconfundível. Eterna saudade.
Vasco Rafael foi um artista de eleição. Gosto e quase todos os seus êxitos. Em Junho de 1996 esteva a cantar, com os colegas Fernanda Batista eArtur Garcia, na átrio da Igreja de S. Vicente de Fora, onde eu morava a cinco minutos. Essa noite que nunca esquecerei foi patrocinada pelo Grupo Leais Amigos, onde o vasco era o padrinho da marcha de São Vicente. Cantou a Igreja de Santo Estêvão e, depois dialogámos, ele não sabia o nome da Igreja por detrás do palco, expliquei-lhe que era a de S. Vicente de Fora, "fair divers" que nunca esquecerei. Faleceu passado dois anos desses espectáculo, fiquei muito triste e a vida é isto, muitas vezes as surpresas são escuras. Que esteja em paz eterna.
Só ontem soube que o grande fadista Vasco Rafael tinha morrido... e curiosamente exactamente quando o meu pai morreu... Vi o programa de Júlio Isidro no canal "Memória" e fiquei profundamente incomodado e triste com a morte deste Fadista... Vim até aqui à procura de algo que me dissesse das causas da morte deste Artista, mas nada descobri... Seja como for, lamento profundamente tal triste acontecimento! Bem-haja à vida de Vasco Rafael, ao seu trabalho e ao seu humanismo! E parabéns pela postagem!...